Para construir uma organização forte, reconhecida pelos consumidores e pelos próprios funcionários, é preciso ter em mente três aspectos previamente definidos: a missão, a visão e os valores da empresa. Mas o que exatamente significam esses três elementos, qual é o impacto deles, e como defini-los? 

Essas são questões que provocam muitas dúvidas nos empreendedores na hora de montarem seu negócio. Mas são de suma importância para definir o planejamento estratégico da empresa. E isso porque é a partir deles que vai ser definido o motivo de existência, o que realmente importa e para onde a empresa deseja chegar. Tendo isso em mente, o sucesso do negócio se torna muito mais possível. 

Por isso, se você deseja criar um negócio bem sucedido e que seja reconhecido pelo público, continue lendo esse artigo até o final e aprenda a definir a visão, a missão e os valores de sua empresa. E se precisar de uma ajuda especializada, confira a Plataforma Farol Digital, sua melhor solução para produzir Planos de Negócios de forma simples e rápida! 

Definindo missão, visão e valores 

Seja você o dono ou o funcionário, é preciso ter em mente o que constitui a base de sua empresa, o que ela prioriza como sendo mais importante e inegociável; o que a move e o que ela quer se tornar no futuro. E assim, entram os conceitos citados, fundamentais para a criação e manutenção de todo empreendimento que deseja ser reconhecido no mercado. 

Embora enxerguem a necessidade, muitos empreendedores cometem o equívoco de não definir sua missão, visão e valores. Isso pode provocar muitos problemas posteriormente, como dificuldade em traçar um planejamento claro e objetivo acerca da atuação das empresas ou falta de metas para guiar sua atuação. 

E se há a ausência de metas, há também ausência de prazos, tornando o sucesso do empreendimento mais difícil. 

Ou seja, uma definição clara e coerente da missão, visão e valores da empresa são fundamentais para garantir o sucesso de um negócio. 

Afinal, uma empresa que não sabe quem é, quais são seus valores e para onde vai, não tem como ter sucesso.

Mas a ausência da definição da visão, missão e valores de uma empresa, não é o único problema que pode ocorrer. Talvez ainda mais problemático sejam empreendimentos que não sustentam os valores que defendem, o que suscita uma imagem negativa perante o público-alvo do negócio. 

Uma empresa que tenha como um de seus valores a sustentabilidade, por exemplo, mas seja agente de desmatamento e poluição, corre o sério risco de perder a credibilidade frente aos seus consumidores. E quando a imagem é afetada, é muito difícil recuperá-la. E nem precisamos falar como isso se reverte em perdas econômicas. 

Entendeu a importância de definir de forma clara e bem fundamentada a missão, a visão e os valores de sua empresa? Então vamos começar por onde interessa: a missão de uma empresa. 

O que é a missão de uma empresa? 

A missão de uma empresa é a razão pela qual ela atua no mercado. Normalmente, é definida por seu próprio fundador, uma vez que ele é quem tem ideias mais claras acerca da motivação existencial da empresa. A declaração da missão serve como base para a construção da estratégia de atuação, com objetivos, indicadores e metas da empresa. Especialistas recomendam que ela seja curta, de modo a poder ser lembrada com mais facilidade. Além disso, é importante que a missão da empresa esclareça o benefício fornecido ao seu público-alvo. 

Ou seja, a razão de existência de uma empresa não deve ser puramente a entrega do produto ou serviço, mas a entrega de um benefício e um valor, ao público-alvo. 

Além disso, é importante que a missão da empresa seja inspiradora. Assim, ela irá gerar reconhecimento, participação e engajamento de todos aqueles que fazem parte do negócio. 

A ideia da missão é ser referência para funcionários, colaboradores e parceiros, fazendo com que passem, da melhor forma, um benefício cada vez ao público-alvo. Pense na missão como uma camisa que todos devem ter orgulho de vestir, ou como a rocha que sustenta toda uma organização e que, por isso, não pode ser algo transitório, e sim permanente. 

Como você deve ter percebido, a definição da missão de uma empresa é de suma importância para que ela seja reconhecida e tenha sua reputação e credibilidade bem vistas no mercado. Agora, o próximo passo é aprender a definir a missão de sua empresa. 

Como definir a missão de sua empresa: 

Agora que você entendeu o que é missão, responda às seguintes questões antes de traçar a da sua empresa: 

1. Qual é o principal benefício que seu negócio pode oferecer ao seu público-alvo?

2. Qual é a principal vantagem competitiva que sua empresa tem frente aos concorrentes?

3. Há algum interesse especial que deveria estar na missão da empresa? 

Com essas questões respondidas, elabore uma frase que apresente a missão da empresa. Em seguida, compartilhe-a com os demais interessados no negócio e com pessoas que você tenha proximidade. Esse teste de validação é importante para saber se sua missão está bem estruturada. 

Confira a missão de grandes empresas: 

Ao analisarmos, podemos verificar que por trás de grandes empreendimentos sempre há uma missão, uma visão e valores bem estruturados. Por isso, dê uma olhada na missão de algumas empresas: 

Missão da Google: “Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.” 

Missão da Natura: “Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem. Bem-Estar é a relação harmoniosa e agradável, do indivíduo consigo mesmo e com seu corpo.” 

Missão da Microsoft: “Permitir às pessoas e empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial.” 

Missão da Apple: “A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.” 

Missão do McDonald’s: “Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.” 

Viu como a missão das empresas servem para expressar o que há de mais fundamental para elas, de forma curta e com uma forte presença? Agora chegou a hora de entender e definir a visão de uma empresa. 

O que é a visão de uma empresa? 

Diferente da missão, a visão da empresa não tem de ser algo perene. Ela é criada para um período de tempo pré-determinado, e pode sofrer alterações de acordo com o momento em que organização se encontra. 

A visão é a forma como a empresa deseja ser vista no futuro, uma projeção de sua melhor forma, que será alcançada por meio de seu empenho e dedicação. É importante que a visão de uma empresa seja realista, de modo que possa ser vista e vivida por aqueles ao redor do seu negócio. 

Assim como a missão, a visão impacta a tomada de decisões da empresa. E isso porque, antes de tomar quaisquer decisões, a empresa deve pensar sempre se aquela decisão prejudica ou contribui para que ela se torne a imagem vislumbrada na visão. Dessa forma, é necessário realizar a seguinte análise: a decisão tomada prejudica ou ajuda a minha empresa a alcançar a visão almejada? 

Como definir a visão de sua empresa? 

Antes de pensar na visão que você adotará para o seu negócio, responda às seguintes questões: 

1. Como você enxerga sua empresa ao final de 3 ou 5 anos?

2. Pensando sobre a resposta acima, seria possível determinar algum tipo de indicador de avaliação e metas numéricas que poderiam ser atingidas nesse período de tempo? 

Elabore uma declaração em que conste o(s) objetivo(s) que a empresa irá atingir durante o período. Depois, valide com os interessados no negócio se ela poderia ser a visão de futuro da empresa. 

Confira a visão de algumas grandes empresas:

Dê uma olhada na visão de algumas grandes empresas: 

Visão da Embraer: “A Embraer continuará a se consolidar como uma das principais forças globais dos mercados aeronáutico e de defesa e segurança, sendo líder nos 

seus segmentos de atuação e reconhecida pelos níveis de excelência em sua ação empresarial.” 

Visão da Natura: “Ser identificada como a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.” 

Visão da Apple: “Mudar o mundo através da tecnologia.” 

Visão da Coca-Cola: “Matar a sede do mundo.” 

Visão da Disney: “Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.” 

Visão d’O Boticário: “Ser a empresa que melhor atende e satisfaz as necessidades de produto, serviço e autorrealização de seus clientes.” 

Visão do Grupo Pão de Açúcar: “O GPA almeja ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.” 

Agora você entendeu que antes de tomar quaisquer decisões, a empresa tem de verificar se ela está de acordo com sua missão e visão. O mesmo ocorre com os valores, que veremos logo adiante. Continue acompanhando! 

O que são os valores de uma empresa? 

Depois que a empresa sabe quem ela é e o que almeja se tornar em determinado espaço de tempo, o próximo passo é definir os princípios que orientam a sua atuação. Esses ideais servem tanto para direcionar o modo de atuação de seus colaboradores no ambiente organizacional quanto no trato com fornecedores, parceiros e clientes. 

É importante que todos partilhem dos mesmos valores, de modo a não haver divergência de atuação e para que a empresa possa ser reconhecida por seus valores no mercado. 

Aqui na Farol Digital, por exemplo, temos uma série de valores que orientam o desempenho de nossas funções, e são eles: 

● Foco

● Comprometimento 

● Performance 

É importante sempre ter em mente quais são os princípios que direcionam o comportamento, as atitudes e decisões de todos os indivíduos que se empenham na busca dos objetivos traçados. Para que, assim, a empresa exerça sua missão e busque alcançar sua visão. 

Como definir os valores de sua empresa? 

Agora que você já entendeu o que são os valores de uma empresa, e a importância deles, responda às seguintes questões para definir os de seu negócio: 

1. Se sua empresa fosse uma pessoa, por quais atitudes ela deveria ser conhecida, lembrada e admirada?

2. Essa lista de atitudes poderia servir como a lista de valores do seu negócio? Se não, refaça a lista de atitudes. 

Viu só como a definição da missão, visão e valores são fundamentais para o planejamento e sucesso de todo negócio? Além de serem ferramentas úteis para inspirar e motivar a equipe. Por isso, destine um tempo para elaborá-los com profundidade. Muitos empreendedores erram ao não disporem do tempo necessário e cometem equívocos que prejudicam os seus resultados. E se precisar de ajuda para defini-los, conte com a Plataforma Farol Digital, que oferece todas as ferramentas que você precisa para montar seu plano de negócios e tirar suas ideias do papel.